Relatório da reunião de 13 de novembro de 2017, enviado pela confrade Valéria Gutjahr:
Caros Confrades
Com a presença dos convidados Zardo e Mônica, finalizamos os estudos acerca das regiões e vinhos de Portugal com a apresentação, pela confrade Maria Estela, dos vinhos da DO Tejo.
Após explanação inicial relativamente às diferenças entre Indicação Geográfica, Indicação de Procedência e Denominação de Origem, Maria Estela apresentou-nos a região que, anteriormente, era conhecida como Ribatejo.
Referida DO possui um conjunto de castas autorizadas dentre as quais predominam as tintas Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonês, Merlot, Cabernet Sauvignon e Syrah e, dentre as brancas, Arinto e Tamarez; a produção é limitada a 80 hl/ha para as uvas tintas e a 90 hl/ha para as brancas.
Outra característica de destaque para os vinhos da DO é que os mesmos podem candidatar-se aos designativos de qualidade superior como Reserva, Colheita Selecionada, Escolha ou Garrafeira, conforme as regras para tanto estipuladas pela Comissão Reguladora.
Por fim, referiu que a região possui três zonas distintas de produção, os chamados “terroirs”, conhecidos como Campo, Bairro e Charneca.
Os vinhos degustados foram os seguintes:
1° vinho apresentado: CABEÇA DE TOIRO RESERVA 2012 – DO Tejo, 13,5% – Touriga Nacional e Castelão; 2° Colocado na opinião dos Confrades.
2° vinho apresentado: CASAL BRANCO FALCOARIA RESERVA 2007 – (Rare Blend) 14% – Castelão, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Petit Verdot e Alicante Bouschet – 1° Colocado na opinião dos confrades.
3° vinho apresentado: CONDE DE VIMIOSA RESERVA 2011 –14% – 40% Touriga Nacional, 25% Cabernet Sauvignon, 25% Syrah, 10% Aragonez; (adquirido na Decanter) – 3° Colocado na opinião dos confrades.
Agradecemos à Maria Estela pelo belo espumante KOMPASSUS Blanc de Noir (produzido na Bairrada por João Póvoa e Anselmo Mendes com as cepas Touriga Nacional, Baga e Pinot Noir) e pelos deliciosos quitutes oferecidos e informamos que a a próxima reunião será conduzida pelo Eduardo, que nos brindará com a sua “livre escolha”!