A reunião da SBAV/RS de 12 de dezembro de 2023 teve por tema “Vinhos em garrafas Magnum”. Na ocasião foi distribuído o seguinte texto:

Garrafas de vinho existem em diferentes volumes, desde as simpáticas meias-garrafas (375ml) até tamanhos exorbitantes como as Melquizedeque (trinta litros). Qual o melhor tamanho? Depende da finalidade. Para um apreciador sozinho, numa noite calma, uma meia-garrafa é a boa medida. Um casal em um jantar romântico ficará feliz com a garrafa padrão de 750ml, embora o raro volume de 500ml possa ser o certo. Em reuniões de grupos, volumes maiores podem ser mais práticos. Na França, para eventos sociais mais amplos, garrafas festivas de 6000ml são populares. Aqui na SBAV, em 11 de dezembro de 2014, tivemos uma memorável degustação de um Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 1991 em Mathusalem (6000ml) trazida pelo confrade Mário Bercht. Mas o volume “fora-de-formato” mais popular, e até mítico, é a garrafa “magnum” de 1500ml, ou seja, equivalente a duas garrafas-padrão. Geralmente, uma magnum custa mais do que duas garrafas-padrão, pois os custos de vidraria e de manipulação são maiores. Segundo muitos especialistas, tratando-se de vinhos com potencial de guarda, certos vinhos tintos, e também espumantes, envelhecem melhor quando estão em garrafas de volumes maiores. Magnums têm “charme”, para apreciadores apaixonados são fetiches, e sempre serão uma atração em uma boa adega. Nesta noite, reunião de encerramento de 2023 da SBAV/RS, teremos algumas boas garrafas magnum!

Os vinhos degustados foram os seguintes:

  1. Omega Centauro, Cabernet Sauvignon 2009 (Mariana Pimentel, Serra do Sudeste, RS), 12°. Vinho elaborado por Vilmar Bettú com as uvas do vinhedo de Jorge Ducati e Jandyra Fachel.
  2. Casa Valduga, 130 espumante brut (Vale dos Vinhedos, RS). Lote de 2018. Excelente, muito bom mesmo, entusiasmou todos os 13 confrades. Recentemente pudemos apreciar magnuns de 130 do anos de 2009, perfeitos. Grande vinho.
  3. Villa Francioni, Villa Francioni 2006 (Serra Catarinense), 13,3°. Corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Malbec. Vinho perfeito. Para a maioria, o melhor da noite.
  4. Villagio Bassetti, Il Taglio (não safrado), 13° (Serra Catarinense). Corte de Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Syrah e Merlot. Vinho que surpreendeu pela elegância, mais leve, agradável.

Estes grandes vinhos foram harmonizados por cardápio preparado pela chef Lisa Seffrin. Grande noite!