Bons vinhos uruguaios foram degustados por sete apreciadores na reunião das Quintas, em 8 de agosto de 2013. A sessão comprova que a Banda Oriental segue proporcionando produtos de qualidade, mesmo na gama de preços médios. E isto, em solos e climas semelhantes aos do Rio Grande do Sul. Portanto, não há porque não encontrar vinhos bons no Rio Grande. E de fato, aqui os há, para quem se dá ao trabalho de degustá-los sem preconceito. E a prova, é que na mesma reunião foi apresentado um belo produto da região dos Campos de Cima da Serra, que estava ao mesmo nível dos vizinhos. A degustação:
1. Alto de La Ballena Merlot 2008, de Maldonado, Uruguai, 14º; vinho redondo, muito agradável;
2. Bruzzone & Sciutto, Padre Barreto Reserva 2010 (Tannat 70%, Merlot 30%), El Carmen, Durazno, Uruguai, 13º, bom vinho, mais simples;
3. Aracuri Merlot 2009, Muitos Capões, Rio Grande do Sul, 13º, agradou muito, mostra potencial de guarda; a palavra aracuri designa, segundo a Enciclopédia Agrícola Brasileira, uma palmácea do tipo do butiá, e localmente um tipo de psitacídeo.
4. Gimenez Mendez Tannat Premium 2009, Las Brujas, Canelones, Uruguai, 13,5º, vinhos mais potente, clássico Tannat, produto de maior preço.