A Grande Reunião de Abertura do Ano das Quintas (GRAAQ) para 2022 realizou-se em 17 de março, para oito confrades, com vinhos selecionados e oferecidos pelo Niels Bosner, que veio acompanhado de seu filho Fernando, que participa da operação de sua importadora Hannover. Após o espumante de boas-vindas, um ótimo Miolo Cuvée Brut, pudemos degustar os seguintes vinhos, acompanhados por um filé à parmegiana:
- Estampa, Chardonnay sem sulfitos (Valle de Colchagua, Chile). Interessante experimento desta vinícola chilena, seguindo uma tendência recente. O vinho é bom, se bem que não lembra muito a casta à qual estamos acostumados; vinho muito bom, para um dos degustadores. Provando novamente após duas horas ficou bem melhor.
- Estampa, Cabernet Sauvignon sem sulfitos (Valle de Conchagua, Chile). Também um bom vinho, melhor que o Chardonnay segundo a maioria dos presentes.
- Azamor Single Estate 2018, Vinho Regional Alentejano, 14°. Ótimo vinho, corte de castas portuguesas e internacionais.
- Casa Primicia, Tempranillo 2020 (Rioja), 14°. Um dos melhores da noite.
- Azamor Selected Vines 2014, Vinho Regional Alentejano, 14°. Mais complexo do que o Single Estate.
- Casa Primicia, Julian Madrid Reserva 2015 (Rioja), 14°. Ótimo vinho; interessantemente, o Tempranillo 2020 foi julgado melhor do que este Reserva pela maioria.
- Viñas del Perchel, Runa (Malbec, Syrah) 2018 (Jujuy, Argentina), 15,8°. O melhor da noite; talvez a primeira vez que provamos um vinho desta província ao norte de Mendoza, mais próxima a Salta, com vinhedos a 2625 metros de altitude.