A Grande Reunião de Abertura do Ano das Quintas (GRAAQ) para 2022 realizou-se em 17 de março, para oito confrades, com vinhos selecionados e oferecidos pelo Niels Bosner, que veio acompanhado de seu filho Fernando, que participa da operação de sua importadora Hannover. Após o espumante de boas-vindas, um ótimo Miolo Cuvée Brut, pudemos degustar os seguintes vinhos, acompanhados por um filé à parmegiana:

  1. Estampa, Chardonnay sem sulfitos (Valle de Colchagua, Chile). Interessante experimento desta vinícola chilena, seguindo uma tendência recente. O vinho é bom, se bem que não lembra muito a casta à qual estamos acostumados; vinho muito bom, para um dos degustadores. Provando novamente após duas horas ficou bem melhor.
  2. Estampa, Cabernet Sauvignon sem sulfitos (Valle de Conchagua, Chile). Também um bom vinho, melhor que o Chardonnay segundo a maioria dos presentes.
  3. Azamor Single Estate 2018, Vinho Regional Alentejano, 14°. Ótimo vinho, corte de castas portuguesas e internacionais.
  4. Casa Primicia, Tempranillo 2020 (Rioja), 14°. Um dos melhores da noite.
  5. Azamor Selected Vines 2014, Vinho Regional Alentejano, 14°. Mais complexo do que o Single Estate.
  6. Casa Primicia, Julian Madrid Reserva 2015 (Rioja), 14°. Ótimo vinho; interessantemente, o Tempranillo 2020 foi julgado melhor do que este Reserva pela maioria.
  7. Viñas del Perchel, Runa (Malbec, Syrah) 2018 (Jujuy, Argentina), 15,8°. O melhor da noite; talvez a primeira vez que provamos um vinho desta província ao norte de Mendoza, mais próxima a Salta, com vinhedos a 2625 metros de altitude.