Na reunião de 13 de outubro da SBAV/RS tivemos a apresentação de alguns vinhos da Vinícola Vaz, de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, Bahia. Os confrades Jandyra Fachel e Jorge Ducati lá estiveram, e trouxeram alguns dos vinhos produzidos neste empreendimento criado por Jairo Vaz, pessoa conhecedora do mundo do vinho, brilhante vitivinicultor e de contagiante entusiasmo. É uma empresa familiar, marcada pela simpatia, sinceridade e focada no futuro da região, com bem disse a confrade Jandyra em sua preleção antes da degustação. Os vinhos foram os seguintes:
Vaz, Ventura Viognier/Muskat 2022, 12°. Excelente vinho branco, aromático.
Vaz, Pinot Noir/Muskat rosé 2022, 12°. Para alguns o melhor da noite.
Vaz, Pinot Noir 2022, 12,5°. Uma bela surpresa, termos um convincente Pinot, vindo de um terroir tão diferente das origens da Borgonha; de cor um pouco mais densa, mas sim, um Pinot.
Vaz, Agreste Syrah 2022, 13°. A casta Syrah tem sido muito cultivada na viticultura de inverno e/ou tropical, geralmente com excelentes resultados, produzindo bons vinhos, com características típicas deste tipo de viticultura, incluindo certos tons amargos apreciados por alguns.