Em iniciativa muito original, a confrade Beatriz Weber organizou a reunião da SBAV/RS de 15 de agosto de 2025, tendo como tema “Vinhos de sobremesa”. O texto introdutório foi o seguinte:

Vamos degustar 4 tipos de vinhos doces.

Sauternes.

O Sauternes é um dos mais renomados vinhos de sobremesa do mundo, oriundo da região vitivinícola de Bordeaux, na França. É obtido graças à ação de um fungo chamado Botrytis cinerea que aparece nas videiras por volta do mês de Setembro como resultado do micro-clima da região de Sauternes. O fungo provoca a porosidade da película das uvas, pelo que a água contida em cada bago se evapora, aumentando assim a sua concentração natural em açúcar. O fungo se desenvolve de forma aleatório e progressivo, a colheita das uvas precisa ser manual, e em várias etapas, o que faz com que seja um vinho muito dispendioso.

Tokaji.

Produzido na Hungria, na região nordeste, com as condições ideais para o surgimento do fungo Botrytis cinerea, responsável pela concentração de açúcar nas uvas e por dar origem a podridão nobre. São vinhos potentes, com muita personalidade e uma das maiores especialidades do mundo do vinho.

As principais castas utilizadas nesta região, nomeadamente para a elaboração do Tokaji, são fundamentalmente as Furmint (casta com um elevado potencial aromático), Hárslevelü (que proporciona a formação de um elegante bouquet nos vinhos obtidos) e Muscat. As caves do vinho Tokaji são cavadas nas rochas das montanhas vulcânicas da região, formando labirintos que chegam a ultrapassar os 30 quilómetros. Estas caves mantém de forma natural níveis constantes de temperatura e humidade, criando condições ideais para armazenar e envelhecer os vinhos da região.

Colheita Tardia/Late Harvest

Os colheitas tardias obtém-se pela colheita das uvas mais tardia que o habitual. Desta forma, os bagos que ficam mais tempo na videira ficam desidratados provocando a concentração de açúcares, e dando origem a vinhos únicos. 

Vinho da Madeira.

O vinho da Madeira, ou simplesmente vinho Madeira, é um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Região Demarcada da Ilha da Madeira. É o produto principal da economia da Região Autônoma da Madeira e um símbolo da Madeira em todo o mundo. A produção de Vinho Madeira feita a partir da casta Tinta Negra representa cerca de 90% do total, sendo os restantes 10%, o Sercial, o Verdelho, o Boal e o Malvasia, destinados a vinhos finos, em geral destinados ao envelhecimento em canteiro (envelhecimento natural em casco sem recurso à estufa), e mais tarde comercializados por melhores preços.

Faremos a degustação de vinhos de sobremesa com a oferta de queijos e pães por cada confrade, para tornar a reunião participativa. A proposta é degustarmos vinhos de sobremesa ao mesmo tempo, numa experiência bastante inusitada. Teremos um vinho branco para contrapor.

Mouton Cadet, Sauternes 2021.

Um clássico francês da região de Sauternes, mais leve, básico, mas bastante agradável. É um vinho feito com 80% de Semillon, uma variedade considerada ideal para o clima de Sauternes, 15% de Sauvignon e 5% de Muscadelle. Mistura típica para o tipo de vinho, produzido pelos enólogos do Barão Philippe de Rotschild. É um vinho complexo, apesar de ser mais básico entre os Sauternes.

Oremus, Tokaji Late Harvest 2021.

Clássico Tokaji com a uva Furmint, produzido na Hungria. É um vinho com uva botritizada que apresenta uma doçura muito especial, mas com uma acidez equilibrada. Foi uma experiência muito rica, pois é um vinho com baixa graduação alcoólica (11%) que entrega excelentes sabores de damasco, mel e frutas cítricas.

Luis Felipe Edwards, Late Harvest (Viognier, Sauvignon Blanc) 2019.

Vinho produzido com as uvas Viognier, sabor de damasco e pêssego, e Sauvignon Blanc, com aromas mais cítricos e acidez equilibrada, gerando um vinho muito rico, com bastante complexidade. A podridão nobre ressalta a doçura. É da região do Vale Colchagua, Chile. Luis Felipe Edwards é uma vinícola familiar, fundada em 1976, tornando-se um importante exportador de vinhos chilenos na década de 2000.

Justino, Madeira Verdelho 10 years old.

Vinho da ilha da Madeira, arquipélago português. É um vinho diferenciado, produzido com 100% da uva Verdelho, apresentando-se como meio secos. O vinho destaca-se por um sabor diferenciado, marcado por um bouquet delicado, com um sabor marcante de mel, alcaçuz, casca de laranja. Possui um final longo e marcante. É um vinho fortificado que pode durar muito tempo, devendo ser guardados em pé devido a acidez muito acentuada, que pode correr a rolha. Sem dúvida, uma excelente experiência.

 Lago Rango, Riesling 2022.

Vinho branco da região de Austral, Chile. Bastante seco, muito mineral, com aromas de mel e flores brancas. Produzido pela vinícola Casa Silva, bastante conhecida no Brasil.