Confirmando a retomada “Pós”-Pandemia, mas ainda com medidas de distanciamento, oito confrades do Grupo das Quintas da SBAV/RS reuniram-se em 22 de setembro de 2021 na sede, para apreciar alguns tintos de Syrah, acompanhados de pizzas artesanais. A proposta era comparar vinhos da Serra da Mantiqueira com um produto estrangeiro. Os vinhos degustados foram os seguintes:

  1. Amitié, Colheita de Inverno Shiraz 2020. Mais uma iniciativa de Andreia Gentilini Milan (sommelière) e da enóloga Juciane Casagrande, desta vez um vinho de inverno elaborado com uvas da Serra da Mantiqueira pela Casa Geraldo em Andradas, MG. Embora com graduação de 14°, é um vinho mais leve, agradável, ainda que seu custo, por volta de R$ 100, o torne um pouco caro para o benefício proporcionado.
  2. Porcupine Ridge Syrah 2016, Boekenhoutskloof, Swartland, África do Sul, 14,5°. Este bom tinto oriundo da bela cidade de Franschhoek foi pela maioria considerado o melhor da noite, talvez pelo equilíbrio, pois foi detectada uma tendência, nos vinhos nacionais, de um sutil amargor que alguns associam ao ciclo invertido na produção de inverno.
  3. Estrada Real, Primeira Estrada Syrah 2017, 13,8°. Vinho elaborado nas instalações da Epagri em Caldas, MG, para o pioneiro investimento de Murilo Albuquerque Regina, idealizador dos vinhos de inverno no Brasil. Este vinho já havia sido degustado na SBAV em outras ocasiões, tendo sido muito apreciado; esta garrafa, especificamente, teve menos sucesso, faltando intensidade frente às outras da noite.
  4. Guaspari, Syrah 2016 Vista do Chá, 14°. Belo vinho da vinícola de Espírito Santo do Pinhal, do lado paulista da Serra da Mantiqueira. Embora tenha sido considerado o segundo melhor da noite (o melhor, para alguns), este produto já está na faixa de preço (por volta de R$ 250) típica de uma concepção, da parte de alguns produtores nacionais, de valorizar seus vinhos dando-lhes um custo exagerado. Conceito discutível, no mínimo.

Como espumante de boas-vindas, degustamos um excelente Amitié Cuvée Brut Rosé, 12,5°, de Chardonnay e Pinot Noir, elaborado em Farroupilha pela Cooperativa Vinícola São João.