A reunião da SBAV/RS de 7 de junho de 2024 teve como apresentadores os proprietários da Quinta Barroca da Tília, vinícola de Águas Claras, Viamão, RS, os enólogos e produtores Eduardo e Simone Giovannini. Trata-se de um empreendimento ímpar, tanto pela sua excelente viticultura, quanto pelos originais métodos de vinificação. Os vinhos foram os seguintes:

  1. Eien, vinho espumante natural branco brut, 12°. Ótimo espumante elaborado pela Vinícola Perini.
  2. Quinta Barroca da Tília, Vermentino 2024. Muito fresco, acidez mais alta, excelente.
  3. Quinta Barroca da Tília, Charneca Alvarinho de Curtimenta 2022, 13,8°. Neste caso, “de curtimenta” significa que o mosto ficou em contacto com as cascas durante um período de maceração. Muito bom.
  4. Quinta Barroca da Tília, Flor do Sombrio de minh’Alma Merlot 2021, 12°. Interessante experimento: neste caso vinho elaborado por fermentação do mosto em tanques de inox. Muito bom.
  5. Quinta Barroca da Tília, Flor do Sombrio de minh’Alma Merlot 2021, 12°. Parte 2 do experimento, agora com o vinho precedente, após o tanque de inox, passando 18 meses em barricas de carvalho novas. Resultou um vinho mais aveludado, que teve um sutil preferência dos confrades.
  6. Quinta Barroca da Tília, Oz Malbec 2021, 12,3°. Um Malbec mais sutil, elegante. Ótimo.
  7. Quinta Barroca da Tília, Buen Amor Tannat 2021, 12°. Novamente um vinho que, revelando sua natureza de Tannat, mostra uma elegância ímpar. Excelente.

Parabéns aos produtores Simone e Eduardo pelo seu trabalho que resgata a vocação de Viamão para os grandes vinhos!