A reunião da SBAV/RS de 7 de junho de 2024 teve como apresentadores os proprietários da Quinta Barroca da Tília, vinícola de Águas Claras, Viamão, RS, os enólogos e produtores Eduardo e Simone Giovannini. Trata-se de um empreendimento ímpar, tanto pela sua excelente viticultura, quanto pelos originais métodos de vinificação. Os vinhos foram os seguintes:
- Eien, vinho espumante natural branco brut, 12°. Ótimo espumante elaborado pela Vinícola Perini.
- Quinta Barroca da Tília, Vermentino 2024. Muito fresco, acidez mais alta, excelente.
- Quinta Barroca da Tília, Charneca Alvarinho de Curtimenta 2022, 13,8°. Neste caso, “de curtimenta” significa que o mosto ficou em contacto com as cascas durante um período de maceração. Muito bom.
- Quinta Barroca da Tília, Flor do Sombrio de minh’Alma Merlot 2021, 12°. Interessante experimento: neste caso vinho elaborado por fermentação do mosto em tanques de inox. Muito bom.
- Quinta Barroca da Tília, Flor do Sombrio de minh’Alma Merlot 2021, 12°. Parte 2 do experimento, agora com o vinho precedente, após o tanque de inox, passando 18 meses em barricas de carvalho novas. Resultou um vinho mais aveludado, que teve um sutil preferência dos confrades.
- Quinta Barroca da Tília, Oz Malbec 2021, 12,3°. Um Malbec mais sutil, elegante. Ótimo.
- Quinta Barroca da Tília, Buen Amor Tannat 2021, 12°. Novamente um vinho que, revelando sua natureza de Tannat, mostra uma elegância ímpar. Excelente.
Parabéns aos produtores Simone e Eduardo pelo seu trabalho que resgata a vocação de Viamão para os grandes vinhos!