A reunião do Grupo das Quintas da SBAV/RS de 28 de setembro de 2023 foi organizada pelo confrade Jorge Ducati, que trouxe alguns vinhos de seu vinhedo em Mariana Pimentel.
Vinhos de corte, ou assemblages, são clássicos em algumas regiões, o exemplo emblemático sendo os cortes bordaleses. Outras regiões tendem a ter vinhos varietais, em especial no Novo Mundo, mas muitos vinhos de corte são elaborados na percepção de que “o todo é maior que a soma das partes”, ou seja, a combinação das características de cada variedade tem um efeito sinérgico para o conjunto. Algumas combinações de uvas são raríssimas. É o caso da degustação de hoje, onde iremos conhecer a combinação de Barbera, uva típica do Piemonte conhecida pela acidez, com a Brunello, clone da Sangiovese, típica da Toscana conhecida pela adstringência; é um corte que talvez cause indignação na Itália, mas aqui corremos o risco. Os vinhos desta noite são todos originários dos vinhedos dos confrades Jandyra e Ducati, em Mariana Pimentel, Serra do Sudeste. Para maior compreensão de como funciona um corte serão servidos os vinhos varietais (Barbera 2009 e Brunello 2009), e após o corte do mesmo ano (Barbera 50%, Brunello 50%), seguidos de mais dois cortes de anos posteriores (2012 e 2018, mesmas proporções).
Foi uma degustação original, rara, pois pudemos degustar os próprios vinhos usados em um corte. Os 2009 estavam no seu auge, o 2012 pronto, e o 2018 ainda pode esperar vários anos. O Barbera 2009 ainda mostrava alguma acidez, e o Brunello 2009 (apenas 25 garrafas em varietal) estava excelente.