A variedade Malbec encontrou na Argentina um novo habitat, muito diferente de sua região de origem em Cahors. Adaptou-se bem e dizem alguns que é a uva emblemática da Argentina. A harmonização gastronômica ideal seria com grelhados. Será? para conferir, em 9 de julho de 2015, para quinze apreciadores, o confrade Paulo Krombauer organizou bela degustação de seis Malbecs trazidos de sua excursão à Mendoza, acompanhados de um assado preparado em nossa sede pelo Celso Dini, e ótimas saladas preparadas pela Conceição e Magali. Os vinhos foram os seguintes:
1. Masi Tupungato, Passo Doble 2013 (Malbec, Corvina), Valle de Uco, 13,5°. Produzido em associação com a empresa Masi do italiano Veneto.
2. Zuccardi Malbec Serie A 2013, Valle de Uco, 14°.
3. Cinco Sentidos Special Blend 2011 (Malbec 50%, Bonarda 50%), 13,9°.
4. Salentein Reserve Malbec 2013, Valle de Uco, 14°.
5. Pulenta Malbec 2012 I, 14,5°.
6. Catena Zapata, D.V. Catena Malbec-Malbec 2012, 14°. Combinação de dois Malbecs de vinhedos diferentes, um em Lunlunta e outro em Agrelo.

Qual o melhor? opiniões muito dispersas. Para uns, o Cinco Sentidos foi o melhor, para outros, o menos bom. Para outros, o Pulenta foi o melhor, mas para outros, o menos bom. Enfim, todos concordaram que: 1°: vinhos Malbec são muito bons para harmonizar com assados; 2°: os organizadores Paulo, Celso, Conceição, Magali estão de parabéns; 3°: as Quintas seguem cultivando, com muito prazer, a cultura do vinho.