A Casa Silva é uma das mais conhecidas e tradicionais vinícolas chilenas, com presença no mercado brasileiro há muitos anos assegurada através do trabalho da Vinhos do Mundo, de Porto Alegre. Na nossa SBAV/RS já fazia tempo que não degustávamos seus vinhos, e na última reunião de verão abordamos alguns dos vinhos brancos desta bodega, em degustação organizada pelo Leandro Rovani em 7 de março de 2025. Os vinhos foram os seguintes:
- Casa Silva, Lago Ranco Riesling 2021 Viñedo de Futrono (Region Austral, Patagonia de Chile), 11,5°. Belo exemplar desta casta, com discretas e típicas notas de petróleo.
- Casa Silva, Sauvignon Blanc 2023 Cool Coast (Paredones, Valle de Colchagua), 13,5°. Vinho mais discreto, embora agradável, para alguns com notas de goiaba e frutas tropicais, não para outros.
- Casa Silva, Sauvignon Gris 2022, 1912 Vines (Valle de Colchagua), 13,5°. Notas suaves, mais mineral.
- Casa Silva, Viognier 2023 Terroir de Familia (Valle de Colchagua), 14°. Típica mineralidade da casta. Excelente.
- Casa Silva, Viognier 2023 Edición Limitada (Valle de Colchagua), 14°. Muito bom, semelhante ao anterior.
- Casa Silva, Quinta Generación 2022 (Valle de Colchagua), 13° (Chardonnay 40%, Sauvignon Gris 30%, Sauvignon Blanc 20%, Viognier 10%). Excelente, muito equilibrado.
Como harmonização, tivemos um excelente, fantástico, saborosíssimo risoto com brie e uvas brancas, acompanhado de salmão ao forno, preparado com maestria pelo nosso confrade e chef Mário Bercht.