De tempos em tempos a SBAV/RS revisita a nobre casta Pinot Noir: uma re-degustação sempre é necessária para reavivar nossas memórias, afinal a PN é uma das mais importantes variedades viníferas. Foi o que aconteceu na reunião de 21 de março de 2025, para sete confrades, que degustaram os seguintes vinhos:

  1. Quinta da Neve, Pinot Noir Cuvée de Safras, 13,3°. Talvez o melhor PN do Brasil, pioneiro na variedade e na região de São Joaquim. Considerado o melhor da noite.
  2. Casa Eva, Pinot Noir 2023, 13,5°. Excelente vinho deste novo empreendimento de Flores da Cunha, segundo melhor da noite.
  3. Uvva, Pinot Noir Microlote 22/23, 13,2°. Ótimo PN da Chapada Diamantina, região atípica para esta caasta delicada, mas desafio vencido, nota-se que, como os dois anteriores, manteve as notas de violeta.
  4. Bodega Volcanes de Chile, Pinot Noir Reserva 2021, 13,5°, Valle de Casablanca. Bom vinho, foram detectadas notas de alguma intervenção mais tecnificada.
  5. Como espumante de abertura, tivemos um Brut da Vinhos Foresti (elaborado pela Cooperativa São João), de Pinto Bandeira, 12,5°. Trata-se de uma vinícola familiar que chega ao mercado apreciador com belíssimos vinhos, com grande destaque ao seu Riesling Itálico, talvez o melhor que há, fruto do trabalho de sua talentosa enóloga, Alana Foresti. Espumante Muito Bom.