De tempos em tempos a SBAV/RS revisita a nobre casta Pinot Noir: uma re-degustação sempre é necessária para reavivar nossas memórias, afinal a PN é uma das mais importantes variedades viníferas. Foi o que aconteceu na reunião de 21 de março de 2025, para sete confrades, que degustaram os seguintes vinhos:
- Quinta da Neve, Pinot Noir Cuvée de Safras, 13,3°. Talvez o melhor PN do Brasil, pioneiro na variedade e na região de São Joaquim. Considerado o melhor da noite.
- Casa Eva, Pinot Noir 2023, 13,5°. Excelente vinho deste novo empreendimento de Flores da Cunha, segundo melhor da noite.
- Uvva, Pinot Noir Microlote 22/23, 13,2°. Ótimo PN da Chapada Diamantina, região atípica para esta caasta delicada, mas desafio vencido, nota-se que, como os dois anteriores, manteve as notas de violeta.
- Bodega Volcanes de Chile, Pinot Noir Reserva 2021, 13,5°, Valle de Casablanca. Bom vinho, foram detectadas notas de alguma intervenção mais tecnificada.
- Como espumante de abertura, tivemos um Brut da Vinhos Foresti (elaborado pela Cooperativa São João), de Pinto Bandeira, 12,5°. Trata-se de uma vinícola familiar que chega ao mercado apreciador com belíssimos vinhos, com grande destaque ao seu Riesling Itálico, talvez o melhor que há, fruto do trabalho de sua talentosa enóloga, Alana Foresti. Espumante Muito Bom.