Em reunião do Grupo das Quintas, ocorrida em 20 de abril de 2022 (uma quarta-feira! véspera de feriado…), pudemos conhecer alguns vinhos da casta Tempranillo. Os vinhos degustados forma os seguintes:
- Pesquera Crianza 2011 (Ribera del Duero, Espanha), 14,5°. Excelente como sempre, elegante. R$ 480.
- Museum Real Reserva 2005 (Cigales D.O., Espanha), 14°. Também muito bom, vinho da região de Castilla y León.
- Lidio Carraro, Singular Tempranillo 2005 (Terras de Encruzilhada do Sul, Brasil), 13,5°. Um dos primeiros vinhos originados do parreiral implantado pela Lidio Carraro na Serra do Sudeste. Com 17 anos, um belíssimo vinho. Potencial para ir ainda mais longe, pena que foi a última garrafa. Junto com o Pesquera, o melhor da noite. R$ 280.
- Oveja Negra 2005 (Campanha Gaúcha, Brasil), 13,5°. Uma raridade, vinho que surgiu e foi, aparentemento produzido apena em 2005 pela Miolo, com uvas da Campanha, das castas Tempranillo e Touriga. Com 17 anos, está na sua plenitude, delicioso. Preço desconhecido, perdido no tempo.
Como espumante de boas vindas, tivemos um Terranova Blanc de Blancs Brut, elaborado pela Miolo em Santana do Sobrado, Casa Nova, Bahia. Uvas Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo, 12°. Muito bom espumante, agradável, brut mas não tanto, o que não é defeito.