Confirmando a retomada “Pós”-Pandemia, mas ainda com medidas de distanciamento, oito confrades do Grupo das Quintas da SBAV/RS reuniram-se em 22 de setembro de 2021 na sede, para apreciar alguns tintos de Syrah, acompanhados de pizzas artesanais. A proposta era comparar vinhos da Serra da Mantiqueira com um produto estrangeiro. Os vinhos degustados foram os seguintes:
- Amitié, Colheita de Inverno Shiraz 2020. Mais uma iniciativa de Andreia Gentilini Milan (sommelière) e da enóloga Juciane Casagrande, desta vez um vinho de inverno elaborado com uvas da Serra da Mantiqueira pela Casa Geraldo em Andradas, MG. Embora com graduação de 14°, é um vinho mais leve, agradável, ainda que seu custo, por volta de R$ 100, o torne um pouco caro para o benefício proporcionado.
- Porcupine Ridge Syrah 2016, Boekenhoutskloof, Swartland, África do Sul, 14,5°. Este bom tinto oriundo da bela cidade de Franschhoek foi pela maioria considerado o melhor da noite, talvez pelo equilíbrio, pois foi detectada uma tendência, nos vinhos nacionais, de um sutil amargor que alguns associam ao ciclo invertido na produção de inverno.
- Estrada Real, Primeira Estrada Syrah 2017, 13,8°. Vinho elaborado nas instalações da Epagri em Caldas, MG, para o pioneiro investimento de Murilo Albuquerque Regina, idealizador dos vinhos de inverno no Brasil. Este vinho já havia sido degustado na SBAV em outras ocasiões, tendo sido muito apreciado; esta garrafa, especificamente, teve menos sucesso, faltando intensidade frente às outras da noite.
- Guaspari, Syrah 2016 Vista do Chá, 14°. Belo vinho da vinícola de Espírito Santo do Pinhal, do lado paulista da Serra da Mantiqueira. Embora tenha sido considerado o segundo melhor da noite (o melhor, para alguns), este produto já está na faixa de preço (por volta de R$ 250) típica de uma concepção, da parte de alguns produtores nacionais, de valorizar seus vinhos dando-lhes um custo exagerado. Conceito discutível, no mínimo.
Como espumante de boas-vindas, degustamos um excelente Amitié Cuvée Brut Rosé, 12,5°, de Chardonnay e Pinot Noir, elaborado em Farroupilha pela Cooperativa Vinícola São João.