No último dia 18/03/2009, no encontro do grupo das quartas da SBAV – RS, foram apreciados diferentes cortes que contêm a uva Cabernet Sauvignon.
A degustação, como de hábito, foi realizada às cegas e a proposta era tentar identificar o vinho de acordo com determinado corte. Para isso, antes de iniciarem as discussões foi distribuído material impresso em que constava a composição dos cortes e a ficha técnica dos vinhos, sem identificá-los. Acabou sendo uma noite bastante divertida e com um elevado grau de concentração e trocas entre os participantes, que compareceram em peso ao reinício dos nossos encontros. O desempenho de todos foi bastante elogiável, a turma é qualificada!
Abaixo os vinhos degustados:
St. Hallett – 2001 – Austrália – 50% Cabernet Sauvignon 50% Shiraz – GA: 13,5%
A fermentação ocorreu entre sete e dez dias, o vinho passou por fermentação malolática, antes de permanecer por 18 meses em barril de carvalho americano de um a três anos de uso. Este blend tem cor vermelha de ameixa. Aromas de groselha preta e amora silvestre mesclados com especiaria, chocolate e toques de menta, além de defumado, baunilha e tostado advindos da maturação em barrica. O paladar é dominado por frutas silvestres doces, cravo e especiarias e mantém as características de defumado. O vinho exibe corpo médio e boa estrutura, taninos finos, médio paladar e prolongado final com toques de tostado e café.
Infinitus, 2006 – Espanha – 50% Cabernet Sauvignon 50% Tempranillo – GA: 14%
Maceração e fermentação em cubas de aço inoxidável com controle de temperatura. Fermentação malolática completada. É maturado 6 meses em barricas de carvalho americano, resultando em um vinho macio e envolvente, com corpo médio. Visual de tons granada-azulado, limpo e brilhante. Aromas intensos e agradáveis de bosque mesclado com baunilha do carvalho americano e o balsâmico do cabernet. Complexo e sedutor. Na boca possui ataque intenso e carnoso com grande estrutura sem mostrar arestas desagradáveis. Bem trabalhado no carvalho que lhe aporta um retrogosto tostado que lhe deixa muito agradável.
Elgin Vintners – AGAMA – 2005 – África do Sul – 72% Cabernet Sauvignon – 28% Merlot – GA: 14%
Maceração e fermentação por 14 dias, seguindo a fermentação malolática. Após passa por maturação em barricas de carvalho francês de 225 lt, por 14 meses. Vinho cheio e encorpado possui aromas de frutas vermelhas com pitadas de cassis, ameixa, cereja e chocolate escuro; toques de caramelo e canela. Essa mistura se reflete na boca onde ainda se sentem sabores de pimenta e mentolado, sendo as notas de frutos intensos sustentadas por uma sutil mineralidade e um autêntico terroso picante. De corpo elegante, com taninos elegantes e macios, segue pelo palato apresentando um acabamento suave e acetinado.
Utopia, 2006 – São Joaquim – Santa Catarina, Brasil – 70% Cabernet Sauvignon 30% Merlot – GA: 14%
Vinho tinto de guarda que apresenta coloração vermelha púrpura intensa a qual denota sua jovialidade. Sua composição aromática é valorizada por apresentar nuances de aromas de frutas vermelhas como o cassis e a amora preta, mescladas com especiarias. Marcado também pelo aroma de tabaco e tostado complementado por pequenas notas de baunilha provenientes de sua estada em carvalho francês. Suas sensações gustativas estão baseadas na harmonia entre o bom teor alcoólico e a acidez. Taninos finos emolduram as sensações frutadas, no paladar, mescladas a toques de especiarias e de condimentos picantes, como a pimenta negra. Apresenta maciez e longevidade em boca.