A reunião das Quintas da SBAV de 11 de agosto de 2022 foi organizada pela associada Lisia Mostardeiro, que trouxe belos produtos da vinícola Maria Maria, do sul de Minas Gerais, vinhos que se destacam nesta nova paisagem da vitivinicultura nacional, com base na região da Serra da Mantiqueira. Os vinhos foram os seguintes:
- Maria Maria, Sauvignon Blanc 2021, colheita de inverno, 13,2°. Um dos melhores Sauvignon que tomamos nestes últimos tempos, extremamente frutado e perfumado, notas de maracujá.
- 2. Maria Maria, Gloria Syrah 2021, colheita de inverno, 14,3°. Excelente, encorpado sem ser pesado, com aquele amargor típico deste método de viticultura, o que não é defeito.
- Maria Maria, Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2018, colheita de inverno, 14,7°. Excelente, e isto considerando que esta casta às vezes tem dificultade com esta viticultura.
Como espumante de entrada, tivemos um Champagne Peterlongo Nature Elegance Blanc de Blancs 2018, 12,5°. De novo, um dos melhores espumantes dos últimos tempos, sinal inequívoco de que a Peterlongo reencontrou o caminho dos grandes espumantes, merecendo o privilégio de usar o nome “Champagne”.