A descontração, e o alto astral dos participantes marcaram agradavelmente a reunião temática “1er e Grand Cru da Bourgogne” realizada em 9 de novembro de 2007. Cinco rótulos foram cuidadosamente selecionados pelo José Luiz Rodrigues para a reunião de sexta-feira passada. A degustação foi em ordem cronológica decrescente, e foram divertidas as respostas às provocações: Qual levaria para uma ilha? Qual beberia agora? Qual guardaria?  

O primeiro- Clos de la Marechale, Domaine Faveley- 1er. Cru, (Magnum), 2002:  cor granada, corpo médio, bom ataque, jovem, um tanto travado, foi considerado um vinho muito agradável e selecionado para guarda de mais alguns anos. O segundo exemplar – Mazoyères Chambertin Grand Cru “Vielles Vignes” Domaine Perrot-Minot 1999, foi o destacado pelo grupo tanto como um vinho para beber no momento como para levar para uma ilha. Vermelho médio com toques atijolados, lágrimas grossas e lentas, evoluiu esplendidamente em aromas de compota, bala de café, geléia de marmelo.  Aveludado, untuoso, estruturado, pronto. São produzidas em torno de 7000 garrafas ao ano. O terceiro- Bonnes Mares Grand Cru 1998, Domaine Drouhin Laroze, de cor rubi rubi intenso, foi considerado quase ao nível do seu sucessor na reunião, o Clos Vougeot, Grand Cru, 1999, Méo Camuzet. Redondo, intenso, ainda com bastante fruta vermelha, toques de torrefação e café, ainda pode evoluir bastante. O quinto vinho, Latricières Chambertin Grand Cru 1995, vermelho telha, foi o exemplar polêmico da noite. Um tanto oxidado, já está em declínio.

A degustação foi iniciada com espumantes e teve o acompanhamento de pães, queijos e fiambres. Foi uma oportunidade muito agradável de usufruir também a boa companhia de confrades dos diversos grupos da Sbav. Ficam as lembranças dos ótimos vinhos degustados e parabéns ao organizador e participantes! Que venham outras reuniões como esta!