A reunião da SBAV/RS de 29 de agosto de 2025 teve a casa completa, pois 14 confrades compareceram para a degustação de Merlot, organizada por Leandro Rovani e Jorge Ducati. Os vinhos degustados foram os seguintes:

  • Espumante Guatambu Noir de Merlot Brut, Campanha Gaúcha, Brasil, ABV 12,5%;
    Espumante tinto brut elaborado pelo método tradicional exclusivamente a partir de uvas Merlot, mantido, pelo menos, 8 meses em contato com as leveduras antes da degola. Inusitado, mostra frutas vermelhas acompanhadas de notas florais, terrosas, de ervas e de especiarias doces, que se confirmam no palato. Tem ótima acidez, textura firme e final cativante, com toques de cerejas, de groselhas e de canela, que pedem a companhia de embutidos. Pelo equilíbrio e pela profundidade, uma edição extra brut seria muito bem-vinda (Revista Adega).
  • J. Bouchon Reserva Merlot, 2022, Maule, Chile, ABV 13,5%;
    Tinto elaborado exclusivamente a partir de uvas Merlot, com estágio de 50% do vinho durante 6 meses em barricas de carvalho francês. De boa tipicidade, apresenta notas florais e de ervas envolvendo suas frutas vermelhas e negras de perfil mais fresco, com sua acidez refrescante e seus taninos aveludados ditando as regras e conferindo fluidez ao vinho. Cativante nos aromas e nos sabores, tem final médio/longo, com toques de violetas, de amoras e de ameixas (Revista Adega).
  • Mondot, 2nd vin de Troplong Mondot (1er Grand Cru Classé 1896), Saint-Émilion 2018, ABV 14,5%;
    Mondot Grand Cru Saint-Émilion, second vin de Château Troplong-Mondot, encanta por sua elegância e sedosidade. Apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas maduras que se mesclam a toques terrosos, neste surpreendente e encantador Bordeaux. Aroma de frutas vermelhas e pretas maduras, como cassis, notas de chocolate e café, além de sutis toques terrosos. Na boca, médio corpo e elegante, com taninos sedosos. Seu final de boca é longo, destacando-se por notas de café e cassis.
  • Viña Tinajas, Lorenzo y Gaspar Carmenère y Merlot Gran Reserva 2021 (Valle del Maule, Chile), 14%. Interessante corte com 50% de cada casta. De cor vermelha intensa, com tons violáceos brilhantes, este vinho apresenta aromas de doce de leite, caramelos, figos e frutas secas. Em boca é suculento e concentrado, especialmente no retrogosto.
  • Fattoria Casa Di Terra Mosaico 2018, Bolgheri DOC, Toscana, ABV 14,5%;
    Vermelho tijolo de corpo médio com um núcleo escuro. Bouquet fino e saboroso de groselha preta e baga de zimbro, depois cacau e tabaco com um pouco de grafite. Paladar suculento com acidez lisonjeira num belo jogo com fruta rica, corpo agradável e muita textura. Muito equilibrado e com um final marcante.
  • Pizzato DNA 99 Single Vineyard Merlot 2005
    Primeira safra deste 100% Merlot, com estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Definitivamente, este é um tinto que precisa de tempo de garrafa para se mostrar. Impressiona pela elegância do conjunto, pelos taninos cheios de textura e pelo final complexo e persistente, com toques florais e de grafite.Álcool 14%.
  • Valduga STORIA MERLOT 2005
    Ícone da vinícola. Elaborado apenas em safras excepcionais e com tiragem limitada. Sua venda é realizada apenas através de reserva e oficializada por um certificado com o número da garrafa e do lote, garantindo a exclusividade do produto. Em 2008, o mundo dos vinhos viu nascer um dos maiores tintos já produzidos em solo brasileiro, o Merlot Storia Safra 2005. Sua chegada majestosa tornou-se inesquecível e com o passar do tempo, as novas edições foram se destacando e demonstrando todo o potencial e a tipicidade do Vale dos Vinhedos. Grandes vinhos são classificados desta maneira não somente pela sua indiscutível qualidade, mas sim por sua indelével tipicidade. Em 2018, mais uma vez o Casa Valduga Storia Merlot carrega a tradição e excelência do terroir.
    FICHA TÉCNICA
    Tempo, dedicação e paciência fizeram com que as videiras cultivadas nas encostas ensolaradas do Vale dos Vinhedos proporcionassem a mais pura matéria-prima, sendo eternizada em forma de vinho através das mãos de um enólogo. Mais do que um vinho, Storia é uma ode ao novo cenário vitivinícola brasileiro. Recomenda-se o uso do decanter de 20 a 40 minutos. Tempo de Barrica: 12 meses de Carvalho Francês. Tempo de Cave: 18 meses.

Para harmonizar com estes grandes vinhos, o confrade Mário Bercht preparou um memorável prato, rabadas com nhoques, realmente excepcional.