O ano 2012 terminou muito bem para as Quintas da SBAV/RS. Em 20 de dezembro, a confrade Myriam Kapczinski proporcionou uma bela degustação de vinhos de castas bordalesas, harmonizada com um grande arroz de pato preparado pelo Roberto Vianna (pato de Mariana Pimentel!). A degustação às cegas, para doze confrades e convidados, teve como idéia o reconhecimento de castas bordalesas, a partir de pouca informação. Dos cinco vinhos, um não seria feito a partir das castas mais clássicas. Durante a degustação, foi unânime a percepção de que eram ótimos produtos, com cor, aroma e estrutura corretíssimos. Os vinhos foram os seguintes:
1. Miolo, Merlot Terroir 2009, 14°, Vale dos Vinhedos, Brasil;
2. Vinhas do Engenho, Cabernet Sauvignon 2005, 13°, Altos da Serra Geral, Brasil (dos vinhedos de nosso confrade Tito Schmidt);
3. Villagio Basseti, Primiero Cabernet Sauvignon 2009, 13,9°, Bom Jardim da Serra, SC, Brasil;
4. Miolo, Tannat Vinhas Velhas 2011, 14°, Vinhedo Almadén, Campanha Gaúcha, Brasil;
5. Merlot de Mariana 2007, 12°, Serra do Sudeste, Brasil (dos vinhedos de confrade Jorge Ducati).
Na opinião da maioria, o melhor vinho foi o Miolo Terroir; o Primiero, belo vinho, mostrava aqueles tons de pirazina tão típicos de muitos dos vinhos de altitude da Serra Catarinense; os vinhos dos confrades, mais uma vez, confirmaram sua ótima qualidade; e o ótimo, mas ainda jovem, Tannat foi reconhecido como coringa por um bom número dos presentes.