Em 15 de setembro de 2004 a SBAV promoveu evento de apresentação de vinhos da Bodega Carrau, do Uruguay, realizada no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, comparecendo 38 associados e seus convidados. Os vinhos desta tradicional vinícola uruguaia foram apresentador por um de seus diretores, Francisco Carrau, que também discorreu, de maneira muito didática (sendo, também, professor na Universidad de la Republica), sobre o ambiente oriental, suas uvas, a cepa Tannat, e a história dos Carrau, desde 1752 até seu estabelecimento em Canelones e no Cerro Chapeu, na fronteira com o Brasil. Foram degustados os seguintes vinhos:
- Castel Pujol, Sauvignon Blanc 2004, 13%. Surpreendente, muito aromático.
- Castel Pujol, Tannat 2002, 13,5%. Com 10% de Merlot. Produto um pouco tânico, porém agradável.
- Castel Pujol de Reserva 2002, 13%. Tannat. Já um produto superior, aveludado.
- Amat 1998. Cepa Tannat, excelente vinho, segundo muitos, o melhor da noite.
- Amat 2000, 13,5%. Ótimo vinho, com grandes premiações.
- Tannat 1979. O primeiro vinho Carrau, ainda vivo e mostrando suas qualidades. Degustação memorável pelo valor histórico e pela prova das possibilidades de conservação.
A atividade foi abrilhantada pelos produtos (queijos e embutidos) da Vespa Participações, representada pela Sra. Fabiana Aguinsky.
Desta atividade resultou a percepção de que há excelentes vinhos Tannat produzidos no Uruguay, aumentando nosso interesse nos vinhos deste país, já despertado quando da apresentação dos vinhos uruguaios na Leopoldina Juvenil no dia 2 de setembro. Há, por parte de alguns confrades, o desejo de promover uma excursão SBAV para o Uruguay, em especial para Canelones e talvez para a fronteira. Se concretizado o projeto, haverá oportuna divulgação.