O potencial produtivo da região do Valle de Tarija, no país de Evo Morales, já era conhecido desde os tempos da conquista, com a produção de vinhos destinados à liturgia e de vinhos caseiros. Este vale, com altitudes variando de 1500 a 2000 metros, é cercado por altos picos da cordilheira e sua temperatura média é de 18 °C, com amplitude térmica de 21°C e   precipitações em torno de 300 a 500 mm. por ano.

Foi somente na década de 60 que se iniciou a viticultura extensiva, com a introdução de novas variedades de uvas e tecnologia adequada de cultivo e vinificação, dando origem a uma verdadeira revolução  na realidade e imagem dos vinhos bolivianos e ao desenvolvimento dos chamados “Vinhos de Altura”.

Na reunião de 8 de março de 2007, tivemos a oportunidade de degustar dois vinhos reputados entre os mais conceituados:

O vinho  Cepas de Altura, 100% CS, da Bodegas La Concepción, produzido a partir de vinhedos de até 150 anos, cultivados a altitudes de 1900 a 2100 m. tido por Hugh Johnson o vinho emblemático da Bolívia; considerado surpreendente no nariz, com aromas complexos onde percebem-se notas de eucalipto, pimenta, baunilha cravo e tabaco e finalmente couro e madeira velha. Na boca sabores aveludados de pimenta, pimentão verde e amoras negras. O Guia Viñas, Bodegas y Vinos da América do Sul lhe atribui uma cotação 5 estrelas.

Da bodega Campos de Solana, uma empresa familiar que se estabeleceu a partir de 2000 e que hoje possui as instalações mais modernas do Pais, degustamos o Coleción de Altura 2002. As uvas provem de vinhedos próprios situados a 1930 m. snm. O vinho é  um corte de CS, Merlot e Malbec; apenas 3100 garrafas foram produzidas desta safra.

A degustação foi realizada às cegas, em reunião que contou com onze participantes; para cotejo foram degustados simultaneamente dois CS chilenos e dois nacionais; a relação completa ficou assim:

1. Reserva Miolo – CS – 2004
2. Campos de Solana –  Colección de Altura 2002
3. Santa Helena – Siglo de Oro –  CS – 2003
4. Salton Imperial – CS – 2003
5. La Concepción – Cepas de Altura – CS – 2004
6. Ventisquero Reserva – CS – 2004

Foi considerado melhor vinho da noite o Ventisquero; o vinho que menos agradou foi o Salton. Os bolivianos não apresentaram caraterísticas diferenciais marcantes.